terça-feira, 27 de setembro de 2011

Saiba como usar o Chá verde no emagrecimento e conheça seus inúmeros benefícios!


Olá queridos e queridas! Nosso primeiro post será sobre o tão comentado Chá Verde. Muitos de vocês já ouviram falar que o chá verde ajuda no emagrecimento, mas muitas vezes não sabem como isso ocorre e como utilizar dos seus benefícios corretamente. Hoje vamos conhecer um pouco mais desse poderoso chá, suas maravilhosas propriedades e algumas curiosidades. Você vai aprender a prepara-lo da maneira correta, para que você não perca suas propriedades!

O chá verde é feito da infusão da erva de uma planta chamada Camellia sinensis. Ele é originalmente da China, mas chegou ao Japão através de monges e hoje é a bebida mais consumida nesse país, superando bebidas alcóolicas e refrigerantes! Não é a toa que os japoneses esbanjam saúde.
O sabor do chá verdade varia conforme a forma de cultivo e a época da colheita, podendo ser mais doce e suave ou mais amargo.

E vamos falar então dos benefícios desse chá! De que forma o chá verdade ajuda no emagrecimento?O chá verde possui um efeito termogênico, ou seja, ele provoca um aumento do gasto energético, fazendo com que o organismo gaste mais calorias, auxiliando a queima de gorduras. Vários estudos mostram a relação do chá verde com a perda de peso e também com a diminuição da gordura abdominal, os famosos pneuzinhos! Ótima notícia, não?

E não para por aí! O chá verde possui inúmeros outros benefícios: ele é rico em substâncias antioxidantes , chamadas polifenóis, que atuam de forma a conter os estragos dos radicais livres nas células. Vários estudos têm mostrado que o chá verde atua auxiliando na prevenção e combate de diversos tipos de câncer, como o de mama, próstada, cólon , estômago entre outros.

Outro ótimo benefício do chazinho é sua ação em retardar o envelhecimento. Ele também desintoxica o organismo, facilita a digestão, melhora a memória e tem ação diurética. Além disso, ajuda na prevenção de cáries, possui ação antiinflamatória, ativa o sistema imunológico, ajuda na prevenção do Alzheimer, da artrite e da doença de Parkinson. Quer mais?

O chá verde é rico em tanino que ajuda na diminuição do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardiovasculares. Possui também bioflavonóides e catequinas que bloqueiam as alterações celulares que não origem aos tumores. Possui vitamina C, K, B1 e B2, manganês, ácido fólico e  potássio. Além de outros benefícios, como para a pele, em uso tópico.


Como preparar seu chá verde de maneira correta: 



O chá verde não pode ser preparado com água fervente, pois suas folhas acabam cozidas e isso proporciona um gosto amargo. A água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação ou quebra das substâncias benéficas. 
1- Deixe a água no fogo até começar a juntar as pequenas bolhas de ar, logo antes da fervura.
2- Desligue e espere de 1 a 2 minutos.
3- Acrescente a água na erva ( 1 col. de chá para preparar uma xícara) e deixe descansar por 3 minutos antes de consumir. Não deixe passar de 5 minutos, pois ele poderá elevar sua pressão arterial, além dos fatores já citados acima.
Sugestão de uso: tome de 3 a 6 xícaras ao dia ou uma garrafinha de 500ml. Pode ser consumido gelado também. Agora que a primavera está chegando, é uma boa alternativa. 
Não coloque açúcar, adoçantes ou leite, pois misturas podem interferir nas suas propriedades.

Tome pela manhã, início da tarde e antes da atividade física. Não tome à noite ou antes de dormir, pois pode tirar o sono, por ser estimulante.

Existem muitos chás , principalmente os de saquinhos que não que são exatamente chá verde e não irão proporcionar os efeitos que falamos hoje. Os melhores são aqueles que são vendidos em forma de erva mesmo, vendidos em lojas de produtos naturais.

Agora que você já sabe mais sobre o chá verde e seus benefícios, pode começar a consumi-lo!!

E lembre-se: o seu uso deve ser associado sempre a bons hábitos alimentares e à prática de atividade física regular! Sem isso, não existe "remédio milagroso"para o emagrecimento!

Até o próximo post gente! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário